fbpx
× Fale Conosco

Solicite um orçamento sem compromisso!

Enviar via
Ou ligue para (41) 3277-2525
Se preferir, ligue para nós! Ligar agora!
Clique aqui para falar conosco!
×
× Envie-nos um E-mail
O que é a assistência funeral?

O que é a assistência funeral?

Por mais que a gente saiba que ela acontecerá, poucos se preparam como deveriam para a morte. Isso faz com que perder um ente querido, além de uma situação de intenso sofrimento, também se transforme em um verdadeiro desafio em relação aos trâmites legais e burocráticos para o velório e o sepultamento. Uma maneira de facilitar esse processo é a assistência funeral, garantida em muitos seguros de vida.

Quer passar por esse momento delicado de forma menos traumática e dolorosa? Continue a leitura e saiba tudo sobre a assistência funeral!

O que é a assistência funeral?

Como dissemos, a assistência funeral é uma cobertura oferecida pela maioria dos seguros de vida e seguros funerários, podendo ser contratada, tanto na modalidade familiar quanto individual. Com ela, você não terá de se preocupar em contratar uma empresa para a realização do funeral e os demais detalhes.

Assim que o segurado falecer, é recomendável que a família entre em contato com a seguradora, que dará início a todos os trâmites legais e burocráticos, tanto para a liberação do corpo quanto para realização do funeral e do sepultamento. Assim, você garante a qualidade de todos os trabalhos. Essa escolha será realizada de acordo com o valor e os dizeres estabelecidos previamente em contrato, por isso, é importante ficar atento a essas cláusulas.

Assistência funeral e auxílio funeral são a mesma coisa?

Um item que pode confundir muitas pessoas na hora de assinar o contrato com a seguradora é se assistência e auxílio funeral se remetem ao mesmo serviço. Vale salientar que eles possuem diferenças significativas.

Enquanto na assistência funeral é a seguradora quem escolhe todas as empresas prestadoras de serviço, no auxílio funeral a família deverá fazer todos os procedimentos, inclusive o de contratar a empresa. A seguradora apenas oferecerá o reembolso do valor pago, desde que ele não ultrapasse o teto estipulado em contrato.

Embora o auxílio funeral ofereça mais possibilidades de personalização por parte dos familiares, ele também coloca sobre essas pessoas a responsabilidade de organizar e de contratar as empresas envolvidas. Com isso, você torna esse momento complicado ainda mais difícil de lidar em muitas situações. Por isso, antes de optar por um ou outro serviço, considere o que é mais importante para o segurado e também para a família, para entender as suas necessidades e prioridades.

Quais serviços estão cobertos na assistência funeral?

Hoje, o serviço de assistência funeral é oferecido pela maioria dos seguros de vida, mas a cobertura de serviços pode variar, sendo que alguns oferecem mais do que apenas o benefício financeiro. A assistência funeral costuma dar também um suporte à família enlutada, com coberturas como:

  • assessoria para todas as formalidades administrativas que envolvem o sepultamento;
  • sepultamento ou cremação;
  • coroa de flores;
  • urna funerária ou caixão;
  • ornamentação de urna;
  • paramentos;
  • velório;
  • registro do óbito;
  • carro funerário;
  • taxa de emissão dos documentos relacionados;
  • translado do corpo em casos de falecimento em cidades diferentes da origem do segurado;
  • funeral;
  • transmissão de mensagens urgentes.

É claro que, dependendo do seu seguro, alguns serviços podem ou não estar cobertos. Nesses casos, é sempre importante conferir o contrato, no qual estão detalhados todas as coberturas e os valores máximos de cada um dos serviços.

O que eu devo fazer logo após o falecimento? 

Se algum membro da sua família faleceu e tinha um seguro de vida ou similar, é importante, primeiro, conferir o contrato para saber se existe a possibilidade da assistência funeral. Caso você não consiga localizar a apólice, basta entrar em contato com a seguradora.

Esse contato deve ser feito logo após o falecimento, pois geralmente, a empresa será a responsável por todas as medidas referentes à documentação e liberação do corpo. Por isso, vale a pena conferir quais são as suas responsabilidades e quais ficarão a cargo da seguradora.

Geralmente, a empresa é que verifica o cartório responsável para o registro do óbito e um funcionário acompanha a família para evitar possíveis erros de registro ou outras situações que podem acontecer, devido ao abalo emocional do momento. Após esse procedimento, é realizado o sorteio ou a definição da empresa que cuidará de todo o funeral, promovendo a aquisição das flores, da urna, do véu e dos demais serviços envolvidos. Como você viu, a assistência funeral é uma cobertura oferecida por diversos serviços de seguro e, por isso, é essencial saber quais sãos os pontos mais importantes da sua apólice e a sua cobertura.

Emergency contraception is a method used to prevent an unwanted pregnancy following an act of unprotected intercourse. buy cialis malaysia Emergency contraception must be used as soon as possible after having unprotected sex — the sooner you seek help, the more likely it is that pregnancy will be avoided.