Blogpost

É comum encontrarmos nos velórios os mais diferentes tipos de flores. Da mesma forma em que elas são utilizadas em celebrações como casamentos, elas também dão a tônica para as cerimônias de despedida. Basicamente, elas servem para prestar homenagens a um ente querido que já não está mais entre nós. Mas você sabe exatamente o real motivo pelo qual esse costume apareceu? Justamente para saciar essa curiosidade, abordamos neste texto as informações mais relevantes para que você conheça o significado das flores nos velórios.

Costume

Segundo alguns especialistas, esse costume de se utilizar flores nesse momento servia para diminuir o odor ocasionado pelo processo de decomposição dos corpos. De tal forma que este procedimento já dura um período aproximado de 15 mil anos. Dessa maneira, flores que possuíam um aroma marcante e capaz de se destacar no ambiente, como hortelãs e sálvia, ganharam a preferência nesses momentos. Mas não apenas por conta disso. Segundo estudos científicos realizados ao longo dos séculos, as flores possuem o poder de serem agentes transformadores para despertar emoções positivas nas pessoas. Por consequência, o uso delas em diferentes cerimônias sociais não é feito à toa. Como os velórios eram realizados antigamente na casa dos falecidos, cada pessoa que participava da cerimônia de despedida levava uma flor para celebrar a vida e a trajetória da pessoa que desencarnou. As flores também simbolizam o desejo e vontade de que o morto consiga ter um novo recomeço. Portanto, elas representam a esperança de que a pessoa que partiu esteja em um lugar muito melhor do que o mundo que habitamos.

Flores mais usadas

Cada flor carrega uma simbologia diferente, representando diversas formas e etapas de se encarar acontecimentos. Abaixo você pode conferir as flores mais usadas em velórios e o significado de cada uma: Antúrio: conhecida como a flor masculina, é bastante utilizada nos velórios de homens. Simboliza, além da masculinidade, a fortuna, o luxo, a autoridade e o desapego; Crisântemo: sua simbologia é a de uma vida completa e perfeita, vivenciada com felicidade e simplicidade.; Copo de leite: representa a iluminação espiritual e prosperidade, além de representar a paz e a ligação com o que é sagrado; Gerbera: está ligada à simbologia da beleza, do amor e da sensibilidade; Lírio: utilizada para celebrar sentimentos de nobreza, amor eterno e inocência; Margarida: considerada a “flor das crianças”, por ser usada nos velórios infantis. Sua simbologia é a de afeto, paz, juventude e inocência. Rosas: possui diversas simbologias. A rosa branca corresponde à paz e inocência, já as vermelhas representam a paixão e a coragem.

Outras recomendações

A coroa circular é a mais comum de ser utilizada em velórios, mas existem aquelas em formato de coração, que também podem ser manuseadas. Outro procedimento que pode e deve ser realizado é o de um amigo da família ficar responsável por catalogar o nome de todos as pessoas que enviaram coroas de condolência, para que os familiares saibam quem se solidarizou com a sua dor.

Conclusão

Realizar a contratação de um plano funerário com antecedência ajuda a evitar o enfrentamento da burocracia em um momento tão difícil como o da despedida. Desse modo, procurar uma empresa que respeite o seu momento, e ofereça as melhores condições, tanto em serviços quanto em pagamentos, é o caminho certo. Conheça os planos funerários que a Luto Canaã oferece, entre em contato conosco!

Newsletter

Desenvolvido por Agência Alper.

Copyright © 2023 Todos os direitos reservados.

Verified by MonsterInsights